top of page

Ayurveda e a beleza no inverno


Podemos manter a beleza no inverno com os melhores hábitos alimentares e cuidados simples com a pele, você já estará bem consigo mesma. O seu corpo é uma máquina para produzir colágeno, que mantém sua pele firme e saudável. Basta usar a natureza para manter o aspecto jovem.


Hidratação: Beber água, consumir alimentos bem hidratados.

Lave o rosto com água pura, se necessário use um óleo de amêndoas para remover poeira e maquiagem.

Se achar necessário use um toner para equilibrar o pH da sua pele e remover o excesso de sujeira e resíduos de maquiagem.

Esfolie suavemente com uma esfoliação ou máscara uma ou duas vezes por semana para remover as células mortas da pele, que podem obstruir os poros e causar manchas; use uma fórmula sem óleo se você tiver pele propensa a acne.


Limpeza

Limpar o rosto é uma parte importante do Ayurveda porque remove sujeira, impurezas e células mortas da pele e dos poros. Isso ajuda a manter sua pele limpa e saudável, o que ajuda você a parecer mais jovem.


Você deve fazer uma limpeza suave em seu rosto todos os dias, de preferência sem produtos químicos. A melhor hora para a limpeza é de manhã, quando o corpo está descansado e antes de tomar o café da manhã.

Se você tem pele oleosa, deve lavar o excesso de óleo da pele com água ou chá de camomila; se você tem pele seca, use óleo de coco duas vezes por semana, pois isso removerá as células mortas que se acumulam na superfície da nossa estrutura facial, deixando-a com uma aparência suave e radiante!


Xampu

Deve limpar seu cabelo de sujeira, suor e óleo. Eles tendem a ser ácidos (um pH entre 4,5 e 5,5), o que pode remover os óleos naturais que seu couro cabeludo produz, necessários para o crescimento saudável do cabelo. Você só deve usar xampu a cada dois dias no mínimo.

Condicionadores são projetados para amaciar e hidratar o cabelo depois de limpá-lo com um xampu. Escolha um com pH neutro (em torno de 7) para não interferir na natureza alcalina dos xampus; no entanto, algumas pessoas preferem usar um condicionador ácido. Se você escolher um condicionador ácido, certifique-se de que seus ingredientes não incluem lauril sulfato de sódio ou cocamida DEA – esses dois ingredientes são muito agressivos para a pele humana, portanto, nunca devem aparecer em nenhum produto cosmético projetado para uso em partes sensíveis, como nossos olhos ou região da boca, onde podem causar irritação.


Rosto

A seguir, estão algumas das recomendações ayurvédicas mais comuns para cuidados com a pele:


Se você tem pele oleosa, use um esfoliante no rosto uma ou duas vezes por semana. Óleos aromáticos como rosa e sândalo são ótimos para equilibrar a oleosidade da pele.


Para pele seca ou sensível, aplique uma máscara para hidratação, pode ser de abacate. Você também pode usar máscaras de argila que absorvem o excesso de óleo em combinação com outros ingredientes como mel ou creme de leite.


Use soro fisiológico ou água gelada após a limpeza para remover quaisquer impurezas restantes em seu rosto antes de hidratá-lo com gel de aloe vera (uma escolha popular), água de coco ou água de rosas.


Use um hidratante à base de ervas favoráveis ao seu biotipo, que absorve facilmente nos poros, sem deixar nenhum resíduo para que você não piore as coisas obstruindo-os ainda mais. O óleo de coco é especialmente benéfico porque contém ácidos graxos que ajudam a restaurar a elasticidade, mantendo os níveis de umidade equilibrados durante todo o dia.


Colágeno

O colágeno é uma parte importante do corpo e uma deficiência pode causar problemas. Para obter colágeno suficiente, você precisa comê-lo, tomá-lo em forma de suplemento ou ativar a produção de colágeno por meio de massagens faciais.


A melhor maneira de obter colágeno dos alimentos é comer muitas fontes de proteína de alta qualidade, como peixe, peru e frango.

Mãos e pés

Para mãos e pés, use um creme com glicerina para hidratar a pele ou óleo de gergelim. Para esfoliação, você pode usar um esfoliante com açúcar (uma colher de açúcar e suco de meio limão). Para hidratação, experimente aplicar uma máscara de mel nas mãos e nos pés. Se você deseja regenerar sua pele, aplique um creme com vitamina E ou vitamina C nas mãos e nos pés, todas as noites, antes de ir para a cama. Isso ajudará a evitar a formação de rugas ao longo do tempo!


Unhas

Unhas fracas e quebradiças é uma das principais características do ressecamento e falta de hidratação. As unhas podem ser menos resistentes, ficam com aspecto opaco e até mesmo pode ter descamação no topo, todo esse quadro aponta para um problema sério.

Unhas fracas podem ser causadas por algumas doenças, como a diabetes, por exemplo. A causa principal nesse caso é a deficiência da insulina na circulação sanguínea. Ela não consegue transportar os nutrientes necessários para o crescimento das unhas e elas ficam atrofiadas, quebradiças, sem brilho e se quebram facilmente.

As unhas também são afetadas quando estão em um ambiente muito úmido ou seco demais; em mulheres que usam tinturas permanentes nos cabelos; naquelas que passaram por uma cirurgia recentemente (até três meses); nos idosos e nas gestantes ou lactantes.


Cuidados com a pele e a beleza

Além do trabalho interno, o Ayurveda também ressalta a importância do cuidado externo. A pele e o cabelo são os primeiros lugares onde os sinais de envelhecimento começam a aparecer, por isso é importante tratá-los bem.


Esfoliar regularmente: sua pele deve estar lisa e macia, sem manchas secas ou células mortas que tendem a se acumular com a idade ou com o uso de produtos agressivos no rosto. Você pode fazer isso com um esfoliante natural, como esfoliantes de açúcar ou esfoliantes de aveia (que também são ótimos para reduzir o inchaço). Evite usar qualquer coisa muito abrasiva que danifique sua pele, como peelings químicos – esses tipos de tratamentos só devem ser feitos por profissionais! Como alternativa, experimente máscaras faciais feitas com gel de aloe vera e outros ingredientes calmantes, como pó de sândalo - eles manterão seu rosto fresco sem irritação!

Hidratar: A secura pode fazer você parecer mais velho do que realmente é, porque torna as linhas finas mais visíveis e acentua as rugas ao redor das narinas, onde geralmente não há umidade suficiente nos meses de inverno devido aos baixos níveis de umidade ao ar livre.

Cuide-se bem e um ótimo inverno!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page