Yoga na Terceira Idade

Envelhecer faz parte do ciclo e a atividade física é um dos fatores que melhor influenciam na qualidade de vida das pessoas, especialmente, nesta faixa etária.

Atualmente, com a melhoria das diversas tecnologias utilizadas pela medicina e indústria farmacêutica, houve o aumento da expectativa de vida.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior  população idosa do mundo, e, em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos. Então, investir nosso tempo para a manutenção da saúde, torna-se uma condição para viver uma velhice com saúde física e mental.

Garantir a qualidade de vida e bem estar, nesse período, é vivê-lo plenamente e com total autonomia!

 

A prática regular do yoga, com seus ásanas (posturas) e pranayamas (respiração) proporciona uma boa saúde, o bom funcionamento dos sistemas fisiológicos, um estado emocional positivo e clareza mental, garantindo a autonomia psicomotora do indivíduo.

 

Para essas aulas, adaptamos os ásanas de acordo com as habilidades motoras dos praticantes e avançamos, gradativamente, na prática.

 

Os resultados são:

• Diminuição dos riscos de quedas, com o desenvolvimento de força e equilíbrio que melhoram o desempenho dos pés, tornozelos e pernas,

• Aumento da imunidade, com a desintoxicação dos órgãos e a melhora da circulação sanguínea todos os órgãos funcionam melhor.

• Melhora significativa da memória e oxigenação do cérebro, promovida pela respiração correta e expandida.

• Evita resfriados e pneumonia com o fortalecimento do sistema respiratório.

• Melhora o tônus muscular, a coordenação motora e a flexibilidade, diminuindo  muito as dores musculares e nas articulações,

• Aumenta a energia vital e a alegria pela vida, combatendo a depressão leve, os medos e a tristeza.

• Favorece a concentração de serotonina na corrente sanguínea, equilibrando o humor e mudando a perspectiva da vida na valorização de amizades e relacionamentos humanos.

• Traz equilíbrio físico, emocional e mental e, consequentemente, uma vida plena, agradável e cheia de contentamento!

Show More