Tratamento Ayurveda

O Ayurveda trata os aspectos físicos, psíquicos e espirituais do indivíduo, de maneira integrada e única.

Cada indivíduo é um ser com características próprias. Seu equilíbrio é determinado pelo conjunto de fatores que predominam no seu biótipo ou dosha e que, por alguma razão, foram descompensados.

 

OBSERVAÇÃO: Não há pacote de tratamento fechado e pré-estabelecido no Ayurveda. Como cada pessoa é única, seu tratamento é individual e exclusivo, indicado para a sua constituição e precisa de uma avaliação prévia e detalhada.

 

As etapas do tratamento:

- Avaliação: através de uma anamnese detalhada, pode-se identificar os elementos que dão origem a prakriti (natureza) e a vikriti (desequilíbrio) da pessoa. Nesta anamnese pode-se ter um quadro geral da rotina da pessoa, como tem sido a resposta do seu organismo à esta rotina e o que vem alimentando sua vikriti, seu desequilíbrio.

Então, com estas informações detalhadas, pode-se traçar o caminho de volta ao equilíbrio por meio de sugestões alimentares, chás, ervas, massagens, enfim, o que for viável a vida da pessoa. 

 

- Desintoxicação do corpo físico: usamos ervas apropriadas para estimular o aumento do fogo digestivo para que as toxinas (ama) possam ser metabolizadas e eliminadas. O processo de desintoxicação pode ser interno (com ervas e óleos) e externo (massagens).

 

- Mobilização de toxinas: as massagens, feitas com óleos medicados, pelas ervas adequadas ao biotipo da pessoa, vão levar as toxinas para os órgãos excretores para serem eliminadas.

 

- Eliminação das toxinas: quando necessário para a saúde, devido ao nível elevado de toxinas nos tecidos do corpo, pode ser indicado o Panchakarma.

 

No Panchakarma, há vários procedimentos terapêuticos que eliminam ama (toxinas)  e malas (materiais de excreção), presentes no sistema digestivo. A escolha e necessidade destes procedimentos, depende da avaliação do grau de toxinas do corpo.

 

Para que se possa entender melhor, a  eliminação de ama e malas no sistema digestivo, ocorre após um movimento contrário à produção de doença. Para que haja este movimento oposto, precisamos desbloquear os canais energéticos que unem sistemas e tecidos comprometidos, por meio da oleação (snehana) e da sudorese (swedana). O êxito da eliminação depende da execução correta desses procedimentos de mobilização.

 

As finalidades do Panchakarma:

  • Eliminação do excesso de dosha, chegando a um equilíbrio mais duradouro.

  • Estabilização o fogo digestivo e do metabolismo das células.

  • Otimização dos sentidos, da capacitação intelectual e da vitalidade.

  • Prevenção de doenças

  • Rejuvenescimento do corpo.

 

Todo este processo que não pode ser feito com o cliente debilitado, sendo necessário resgatar certa condição de saúde, para depois realizá-lo. 

 

É contraindicado para crianças, gestantes, pessoas debilitadas de qualquer idade e pessoas com idade muito avançada.

- Nutrição dos tecidos: pela boca, através da alimentação, e pele, por exemplo, com  massagem abhyanga, para nutrir, feita com óleo medicado com as ervas que se harmonizam com a natureza da pessoa.

- Terapia de rejuvenescimento (rasayana): depois do organismo desintoxicado, é preparada uma rotina que favorece os doshas (biótipo) da pessoa, incluindo algumas terapias. Nesta etapa, a pessoa vai observar a melhora da pele, da digestão dos alimentos, dos seus estados de humor, da imunidade e saúde geral.

 

Alguns exemplos de tratamentos:

- Programa para emagrecimento: O tratamento para emagrecimento analisa o excesso de ama (toxina), se há distúrbios alimentares e as suas causas. Então, depois de analisado o processo que levou este organismo a chegar neste peso, será proposto um programa de reeducação alimentar e práticas para uma reeducação emocional, apropriada a esta pessoa. As mudanças serão saudáveis, sem tempo pré-determinado e poderão se tornar um novo padrão para que haja uma relação consciente de bem-estar com o alimento, a partir do autoconhecimento e da autogestão.

 

A mente é a rainha dos sentidos.

A respiração é a rainha da mente.

- Programa de redução da ansiedade:

A ansiedade está diretamente relacionada a desequilíbrios dos doshas. Neste programa haverá massagens para equilibrar o sistema nervoso, indicação de ervas e alimentos que ajudarão a pessoa a encontrar a equanimidade da mente.

Poderá ser aplicado pranayama ou respiração consciente, mantras e meditação, de acordo com o interesse do cliente, como um recurso para estabilizar este estado mental e emocional, tendo a opção de dar continuidade após o término da terapia.

Todo o processo de reequilíbrio emocional, pode ocorrer num período menor de tempo quando unimos os conceitos de yogamassagemayurveda num caminho terapêutico, assim, o equilíbrio do corpo e dos seus elementos ocorre num período menor de tempo.

 

- Programa de Redução de Ama (toxina) Ama são toxinas acumuladas nos tecidos do corpo ou os princípios para contrair doenças, devido a digestão ineficaz de alimentos inadequados a natureza da pessoa. Serão recomendados procedimentos de desintoxicação internos (com ervas e óleos) e externos (massagens), com uma dieta especial durante um período pré-determinado, depois de avaliado o nível de toxina e agni (fogo digestivo) do indivíduo.

 

- Programa anti-estresse: As massagens com óleos para relaxar e equilibrar o sistema nervoso, a alimentação que traga um estado de contentamento, prazer e bem-estar, a respiração expandida como um meio para um relaxamento profundo, são bem recomendados neste programa. Caso o cliente aprecie, também serão sugeridos mantras e meditação para uma ação direta de relaxamento e autodomínio sobre a mente.

Show More